domingo, 6 de janeiro de 2013

Loucos por aviões!

Conversando com minha xará, Camila Vieira, sobre aviões, acabei pesquisando e descobri algumas coisas sobre aeronaves.

Vamos às curiosidades... Aposto que você já se perguntou como um avião de tantas toneladas consegue voar, certo?
Para os aviões poderem voar, é  preciso criar uma força maior que o peso do avião para empurrá-lo para cima (empuxo) e inserir asas por onde o ar passa de forma rápida na parte de cima e devagar na de baixo. A diferença de pressão faz com que a asa seja "sugada" para cima, gerando o empuxo necessário para o avião levantar. Durante o voo, as pás móveis ajudam a controlar a direção dos movimentos de subida e descida, e as turbinas e hélices são usadas para gerar e manter o impulso necessário. Você não sabia disso né? Nem eu... Haha.   
Quanto aos pneus dos aviões, eu confesso que achava que eram enchidos com ar, normal, como pneus de carros, bicicletas, enfim. Na verdade, eles são enchidos com nitrogênio, porque seu volume não altera com as mudanças de temperatura, já que os aviões estão sujeitoa a temperaturas de até 50 graus negativos enquanto estão no ar e 80 graus positivos ao tocar o solo, por causa do atrito das rodas na pista.
Ah, e qual será o primeiro avião a cair da história? Historicamente, Thomas Selfridge foi a primeira pessoa a morrer durante um voo de avião em 17 de setembro de 1908. Na ocasião, um acidente aconteceu com um avião de dois passageiros em testes militares em Fort Myer, Virgínia, nos Estados Unidos. 


Inclusive, eu tinha um familiar, um pouco distante, Alessandro Binder, que morreu em um acidente de avião, não faz muito tempo, ele pilotava um monomotor que foi encontrado na Venezuela. Pesquisando sobre sua morte, acabei descobrindo que o irmão dele é ex-jogador do Atlético MG. (bom, disso eu sabia, mas tinha me esquecido). Descobri que Binder é uma cidade da Alemanha (que por um acaso sou descendente de alemão, talvez meus ancestrais eram de lá). Bom, mas isso já é um outro assunto... Legal falar de aviões, foi bom descobrir como mesmo tão pesados os aviões podem voar e do que são enchidos os pneus de aeronaves.

E hoje é aniversário da minha xará, então, postagem dedicada a ela... Parabéns Camila!

6 comentários:

Camila Vieira disse...

Ah, linda muito obrigada por postar isso pra mim *-* tô mt feliz! e adorei as curiosidades *-* amo vc s2s2

Camila Binder disse...

HAHA naaada... Bom que você gostou! *--* amo você também xará ;)

vinicius F, disse...

Dps de ler esse texto vou até cnv mais com meu pai sobre os aviões dele, eu nem gostava desse monte de monomotor parado no meu quintal! (to começando a gostar)

Rae disse...

Eu sou apaixonada por aviões também, adoro voar! <3 Adorei as curiosidades!

Camila Binder disse...

Ah, tá bom viu Vinicius... Kkk bobo demais!

Camila Binder disse...

Que ótimo Rachel! *-* Mas também, aviões são tão legais! :D